Casas XS #01 | P3

'Casas XS' é a minha nova rubrica sobre espaços pequenos, que poderão ler, quinzenalmente, às sextas, no P3



Para Inês Brandão, “o objectivo principal deste projecto era conseguir criar um apartamento que partilhasse as funções de habitação e de atelier de arquitectura". "Era essencial conseguir camuflar o lado habitacional durante o dia e criar um ambiente confortável durante a noite”, ressalva.

Outra grande preocupação desta arquitecta era a criação de muitos espaços de arrumação e, para isso, tirou partido do pé direito do apartamento (cerca de 3,30 metros). Assim, a ideia de criar uma espécie de mezanino no quarto surgiu de forma bastante natural. Sempre com o objectivo de ocultar o quarto, o desenho desta divisão teve diferentes fases.

“Comecei por desenhar a cama no 'piso' superior e os roupeiros e a secretária em baixo. Mas o facto de ter tido bastante tempo para pensar neste projecto foi essencial para amadurecer as ideias e chegar à conclusão de que poderia criar algo ainda mais funcional e diversificado”, revelou a arquitecta. Surgiu, assim, um espaço que divide as suas funções entre quarto, sala, escritório e closet. Um espaço que se vai transformando conforme as necessidades.

Leiam o artigo completo aqui!